Caminhão de Tijolos

Caminhão de Tijolos

Caminhão de tijolos, direto da Fábrica de Tijolos em Itaboraí, Rio de Janeiro. Além disso, com o melhor preço. Fabricamos Tijolos 30 x 20 e todas as medidas de tijolos.

Entregamos a partir de 1000 tijolos.

ORÇAMENTO: (21)97977-0244

Fabricação do Tijolo

Os tijolos podem ser fabricados ou feitos a partir de argila, argila xistosa, silicato de cálcio ou cimento;a argila é a matéria mais comum. Em 2007, foi inventada uma nova forma de fazer tijolos tendo como base cinzas volantes.[1]

Depois da argila ser extraída, normalmente do fundo de um rio próximo ao local de fabricação, esta passa por uma fase de apodrecimento ou purificação; nesta fase, o objectivo é livrar a argila de impurezas e substâncias estranhas.

Logo após, a argila é preparada, amassada com água e triturada em uma maquina conhecida como picador, ou, ainda, é amassada e aglutinada por tração animal. Segue a argila por uma esteira ou transportada por tração animal/humano a fase de modelação, em que a argila é moldada em paralelepípedos, através de cilindros e ferramentas de corte.

Depois da argila ser moldada, ela é posta para secar no sol por um período de 1 a 2 dias, e, para finalizar, os blocos de argila são cozidos em fornos que usam como combustível lenha, pó de serragem, lixo corporativo, lixo de gráficas, tendo seu tempo médio de cozimento em torno de três dias.

Após o cozimento, os tijolos são postos para secar por ação do tempo ou por ventiladores industriais e, logo após, lançados ao comércio e uso.

Tipos de tijolo

Tijolo furado Segundo a massa, os tijolos estão divididos nas seguintes tipologias:

Maciço: tipo de tijolo sem espaços vazios.
Burro: tipo de tijolo maciço com dimensões:0,23 x 0,11 x 0,07 m, o que lhe permite ser disposto de várias formas, dando origem a vários tipos de aparelhos. Manual ou tosco: é moldado manualmente.
Furado .
Oco: é atravessado interiormente por canais longitudinais ou transversais.

Segundo o material utilizado, os tijolos estão divididos nas seguintes tipologias:
Holandês: tipo de tijolo que tem aspecto vidrado. Flutuante: feito com magnésio poroso e sílica, é menos denso que a água, logo flutua.
Refractário: feito com material refratário, que o torna resistente ao calor.
De vidro: feito com duas camadas de vidro e ar entre elas.

Nas olarias de tijolos brasileiras, os tipos mais comuns de fabricação de tijolos são os tijolos com furos, podendo variar de 4, 6 ou 8 furos, ou ainda, usando o tijolo sem furos, conhecido popularmente como tijolinho.

Também nas olarias brasileiras, os tijolos são classificados por sua cor, sendo os mais claros os cozidos, o qual se atribui um valor financeiro mais alto, os mais escuros de recozidos, o qual se atribui um valor financeiro mais baixo, e, logo após, vem os tijolos defeituosos, o qual, cabe ao dono da olaria julgar se podem ser aproveitados ou não e, caso apareça um comprador disposto a levar as sobras, atribuir um preço por elas.

Caminhão de Tijolos

Manilha Tijolos

< Voltar ao início